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Check in negado mesmo tendo chegado com 1 hora de antecedência no aeroporto

CHECK IN NEGADO MESMO TENDO CHEGADO COM 1 HORA DE ANTECEDÊNCIA NO AEROPORTO

Com quanto tempo de antecedência você deve chegar ao aeroporto antes de um voo? A maioria das companhias aéreas pede que o passageiro chegue ao aeroporto 2 horas antes do horário marcado para o voo doméstico e 3 horas se a viagem for internacional.

Mas este tempo é necessário? Posso chegar mais perto do horário do voo? Vamos te ajudar a ganhar tempo. Veja abaixo algumas dicas de como ficar menor tempo possível no aeroporto antes do embarque.

Antes de ver as dicas e colocá-las em prática é importante levar em conta outros fatores para não correr risco de perder o voo.

Há várias variáveis que sempre devem ser levadas em conta quando saímos de casa para uma viagem de avião, a principal delas é o trânsito até o aeroporto. Isto sempre deve ser analisado, os aplicativos de tráfego são ótimas ferramentas para te ajudar.

Ao chegar ao aeroporto também há outros itens que podem variar e te atrasar, como: filas nos controles de raio-x e passaporte, alteração de portão de embarque, entre outros imprevistos.

A realização do check-in antecipado e não mais no balcão está cada vez mais difundido entre os passageiros.

As companhias aéreas oferecem hoje diversas maneiras para a realização do procedimento em diferentes plataformas, como: tablet, APP, computador e totens espalhados pelos aeroportos.

Mas se o seu objetivo é ganhar tempo, o melhor a fazer é antecipá-lo ao máximo.

O embarque dos passageiros no voo começa pelo check in. Este é o ato de confirmar a sua identificação pessoal e a escolha do assento que irá ocupar durante o voo. Hoje em dia, o check in pode ser realizado tanto pessoalmente, no guichê da empresa aérea, quanto via internet. Uma vez registrado pelo sistema, o passageiro estará permitido a embarcar. problemas no embarque

CONHEÇA SEUS DIREITOS NO CHECK IN

Ao longo dos anos, o procedimento de check in se modernizou na mesma velocidade que as tecnologias mais avançadas.

Qualquer passageiro pode realizar o procedimento via internet, em um computador ou mesmo em um smartphone.

O objetivo dessa modernização é facilitar o cumprimento dos passos necessários para o embarque e desburocratizar o sistema de atendimento nos balcões das companhias aéreas.

Porém, algo que parece simples e promissor pode se transformar em uma tremenda dor de cabeça em certas épocas, em razão situações imprevisíveis ou de falta de organização da própria empresa aérea.

PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE OCORREM NO CHECK IN

1 – FALHA NO SISTEMA DE RESERVAS

Para ilustrar esta possibilidade, vamos relatar um caso real.

Uma família, pretendendo poupar tempo, realizou o check in online em certo voo, o que gerou um número localizador para as passagens de todos.

No dia da viagem, os passageiros chegaram ao aeroporto com a antecedência necessária.

No entanto, foram impedidos de embarcar porque possuíam apenas um código localizador e, como eram 4 pessoas, deveriam ter em mãos os 4 códigos localizadores, um para cada passagem.

O final dessa história foi favorável aos consumidores, que foram indenizados pela falha da empresa aérea.

É importante que isso seja colocado tendo em vista que tal fato gera o direito ao recebimento de indenização já que as falhas da companhia aérea podem gerar diversos transtornos para as pessoas.

Mas chamamos a atenção para estes problemas com registro de suas reservas ou com o próprio check in.

Na pior hipótese, o passageiro que sofrer este transtorno poderá precisar remarcar o seu voo (sem custos sempre que a empresa aérea der causa à remarcação), muitas vezes perdendo o seu compromisso no destino da viagem.

Isso gera uma enorme dor de cabeça para as pessoas tendo em vista que muitas possuem reuniões importantes de negócios, concursos para realizar, dentre outros.

COMO EVITAR PROBLEMAS ESSE?

  • Verifique sua documentação, principalmente se a viagem é internacional, se viaja com crianças, levando animais de estimação ou objetos que precisem de permissão especial;
  • Verifique a regularidade de sua reserva e o preenchimento de seu nome, entrando em contato com a empresa aérea nas vésperas da viagem, por telefone, e-mail ou pelo próprio site da empresa.

 2 – PASSAGEIRO IMPEDIDO DE EMBARCAR

A negativa de embarque geralmente acontece em razão do overbooking, a prática de vender mais passagens aéreas que o número de assentos existentes na aeronave.

Além disso, caso a empresa aérea decida unir dois ou mais voos por questões comerciais ou por atrasos e cancelamentos de outros voos, é preciso que o consumidor fique atento ao seu direito de preferência:

é seu direito embarcar no voo contratado antes que qualquer passageiro que seja reacomodado neste mesmo voo.

Importante que você esteja atento a isso tendo em vista que é muto comum que as companhias aéreas realizem esse tipo de procedimento especialmente quando a quantidade de voos cancelados é muito alta.

COMO EVITAR ESTES PROBLEMAS NO EMBARQUE DO VOO?

  • Verificar os seus documentos, regularidade da reserva e preenchimento do seu nome também são medidas fundamentais para evitar a negativa de embarque já no balcão da empresa aérea;
  • Faça o check in o quanto antes: em casos de voo lotado, os passageiros que realizam esse procedimento por último tendem a ter maiores problemas no embarque ou serem impedidos de embarcar;
  • Chegue com a devida antecedência ao aeroporto para evitar filas. As empresas aéreas costumam abrir seus balcões para o check in de 4 a 2 horas antes do horário de partida do voo.

3 – HORÁRIO DE EMBARQUE É DIFERENTE DE HORÁRIO DE PARTIDA

É comum encontrar passageiros atrasados pelos aeroportos, que se distraíram esqueceram de seus horários, ou ainda que confundem horário de embarque com o horário de partida/saída do voo.

Por questões de organização, o horário de embarque se inicia bem antes do horário de saída do voo e costuma estar escrito no cartão de embarque.

Caso não esteja, a ANAC prevê que o passageiro deve se apresentar no portão de embarque em até 30 minutos antes do horário de decolagem para voos domésticos e em até 60 minutos de antecedência para voos internacionais.

COMO EVITAR ESTES PROBLEMAS NO EMBARQUE?

Atenção às informações sobre seu voo no momento da compra e na chegada e permanência no aeroporto. Seja por avisos sonoros ou pelos telões, observe com frequência a situação de seu voo, principalmente qual será o portão de embarque, que poderá mudar, não sendo mais o mesmo escrito em seu cartão de embarque.

4 – CANCELAMENTOS, ATRASOS E ALTERAÇÕES DE VOO

Quando um voo é cancelado, alterado ou sofre atraso, os passageiros podem passar longo período aguardando na sala de embarque ou mesmo enfrentando filas para o check in caso este procedimento ainda não tenha sido realizado.

Mas antes, em relação às enormes filas, abrimos parênteses para dizer que estas podem ser causadas por diversos outros motivos:

Desorganização da empresa aérea, ausência de funcionários suficientes, altas temporadas, voos lotados, problemas causados pelos demais passageiros etc.

Importante notar que o passageiro deverá sempre estar atento a essas situações tendo em vista que podem gerar o direito a indenização como vamos ver logo em breve.

Daí a importância de chegar com antecedência ao aeroporto, se informar sobre a situação de seu voo e evitar transtornos como estes.

CHEGUEI COM 1 HORA DE ANTECEDÊNCIA E A EMPRESA NÃO QUIS FAZERO CHECK IN, O QUE FAZER?

Em todos os casos de problemas no embarque, exija os seus direitos

Um consumidor bem-informado sobre os seus direitos é capaz de evitar prejuízos e, mesmo se estes chegarem a acontecer, saberá como ser compensado por todo o desrespeito.

Por isso, listamos aqui os principais direitos do viajante para casos de problemas no embarque do voo:

1 – REEMBOLSO INTEGRAL REACOMODAÇÃO NO PRÓXIMO VOO E EXECUÇÃO DO SERVIÇO POR OUTRA MODALIDADE DE TRANSPORTE

Estas 3 opções deverão ser obrigatoriamente oferecidas em casos de atrasos de voo superiores a 4 horas, cancelamentos de voo, alteração de voo (sempre que o passageiro chegar desinformado ao aeroporto) ou preterição de embarque (embarque negado);

2 – ASSISTÊNCIAS MATERIAIS

Pela espera por uma solução para o problema no embarque, após aguardar por 1 hora, o viajante passará a ter direito às facilidades de comunicação (a exemplo do acesso à internet);

Se aguardar por 2 horas, terá direito à alimentação apropriada (café da manhã, lanche, almoço, jantar);

Se aguardar por 4 horas, deverá ser acomodado adequadamente (em hotel para pernoite com direito a transporte, se preciso).

3 – DIREITO À INFORMAÇÃO

Todo consumidor tem direito a receber informações claras e objetivas sobre o serviço prestado, repassadas de maneira que o consumidor as compreenda de forma imediata e fácil.

Por isso, ao passar por qualquer dos problemas mencionados aqui, busque a informação que precisa, especialmente em relação à real situação de seu voo.

Havendo tempo de tomar providências, é possível minimizar os danos ao comprar de novas passagens aéreas de outra companhia, remarcar ou até mesmo desistir da viagem.

4 – DANOS MORAIS POR CANCELAMENTO DE VOO

Estes danos são causados diretamente pelo sofrimento, angústia, frustração do passageiro em razão da situação causada pelo problema com o voo. Além disso, poderá ser agravado pela perda de compromisso pessoal ou profissional, perda de reservas de hotel, passeios etc.

Temos observado decisões que condenam as companhias aéreas ao pagamento de indenização por danos morais aos passageiros entre R$ 3.000,00 (três mil reais) e R$ 10.000,00 (dez mil reais), em média.

CONHEÇA OS SEUS DIREITOS

Por fim, é importante ressaltar que é direito do consumidor fazer o check in especialmente quando ele chega no horário correto no aeroporto.

Caso haja problemas da companhia aérea como citamos acima, é dever da companhia ressarcir o passageiro alocando em outro voo, pagando alimentação e estadia, dentre outros.

É importante que o consumidor esteja atento a esses direitos como forma de não ser lesado pelas companhias aéreas tendo em vista que muitas delas, infelizmente, ainda fazem práticas que atentam contra o direito do consumidor.

O mais prático é fazer o check-in pelo celular, no app da companhia aérea ou acessando o site pelo navegador. Aí você já salva o cartão de embarque e consegue embarcar sem papel.

A maioria das empresas libera o check-in online a partir de 48 horas antes do embarque. Só para Estados Unidos o check-in tem algumas restrições e a abertura ocorre 24 horas antes.

Para acessar o check-in online será necessário informar o localizador da passagem, CPF, número do bilhete ou programa de fidelidade.

Isto depende de cada companhia. Confira os documentos dos passageiros que viajarão e preencha os que faltam.

Em alguns voos é possível escolher o assento gratuitamente, mas, às vezes, a poltrona já está pré-selecionada e qualquer alteração pode ter custos.

Com o check-in feito no APP, ao embarcar é só mostrar o QR Code no próprio celular. Se fizer no computador você terá que imprimir o cartão de embarque ou poderá enviá-lo para o seu celular por SMS, WhatsApp ou email. Assim, basta abri-lo pelo seu smartphone.

Com o check-in antecipado, você ganhará tempo e poderá chegar mais perto do seu horário de voo.

O check in antecipado é a melhor alternativa para evitar problemas como os que vimos acima em especial para evitar que a companhia aérea se negue a fazer o check in mesmo o consumidor tendo chegado no horário correto para o voo.

Importante notar, por fim, que a maioria dos balcões de check-in abre entre duas a três horas antes do voo.

Isto sem contar os voos domésticos em aeroportos movimentados, como Congonhas, Brasília, Confins, Guarulhos, Rio e outras capitais, onde permanecem mais tempo abertos. Mas os balcões fecham 45 minutos antes da partida do voo doméstico.

Já nos internacionais o fechamento ocorre entre 60 e 75 minutos antes da partida. Importante nesses casos ficar cada vez mais atento ao horário do voo tendo em vista que as mudanças de fuso horário podem fazer com que o consumidor se confunda na hora de fazer o check in.

O embarque começa cerca de 50 minutos antes do voo e fecha 15 minutos antes da partida. Isto pode ser alterado dependendo do tamanho da aeronave e se o voo é internacional, por isso, informe-se a respeito das regras de embarque de cada companhia aérea.

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